Muitas crianças e adultos já assistiram, ao menos, a esta sequência da animação Fantasia, de Walt Disney, de 1940. Muita gente confunde o título do desenho com a canção que rege a cena, O Aprendiz de Feiticeiro, composição do francês Paul Dukas (1865-1935). Baseada em um conto do escritor alemão Johann Wolfgang Von Goethe, Der Zauberlehrling, o poema sinfônico feito em 1897 nunca mais deixou de ser associado à superprodução que tinha Mickey Mouse como protagonista que, em diversas situações, "apresentou" as partituras mais conhecidas da música erudita para todas as idades.
Mas o que O Aprendiz de Feiticeiro tem a ver com a enchente que cobriu 80% do Recife e outras cidades da Região Metropolitana, em julho de 1975?
O documentário, feito por Fernando Oliveira e postado no Youtube por seu neto, Renato, é um verdadeiro achado para quem pesquisa o assunto, já que não há muitos registros filmados sobre o fato das grandes emissoras de TV da época - Globo Nordeste, TV Rádio Clube (afiliada da Tupi) e TV Jornal - possivelmente por conta da censura do regime militar que ainda impedia de cobrir de forma mais aprofundada e em cadeia nacional tragédias de qualquer causa, seja humana, natural ou mista.
No entanto, há uma comparação pertinente que deve ser feita aqui.
A partir de 3:44 do documentário, o autor, com a ajuda de amigos, sai da sua própria casa de barco em direção à Avenida Quatro de Outubro, que atualmente corresponde a um trecho da Avenida Agamemnon Magalhães, entre os bairros da Boa Vista e do Derby, passando por locais como o hoje bar Portal do Derby, um posto Shell e o prédio da Embratel (que fica no Parque Amorim). Nem o quartel da Polícia Militar de Pernambuco, de arquitetura imponente, foi poupado da força do rio Capibaribe e de seus afluentes. Tal parte da filmagem de Oliveira remete ao momento em que Mickey, após aprontar travessuras com o chapéu de feiticeiro do seu mestre num "sonho", acorda com o salão totalmente inundado e faz de tudo para reverter a situação (a partir de 6:12 do The Sorcerer's Apprentice). Além do mais, a música de fundo utilizada para o "passeio" pelo centro do Recife submerso é o mesmo da animação da Disney: O Aprendiz de Feiticeiro.
Não sei se isto é coincidência ou se foi uma licença poética de Fernando Oliveira sobre a composição de Dukas e do desenho de Walt Disney. Mas que as cenas de ambos os vídeos deixam impressionado quem os assiste pela semelhança, isto é certeza. Absoluta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.